A, de
Família
Inspiração em cada vinho
A mestria como
homenagem
Harmonização à Moda da D. Purificação
Tradição e
modernidade
Um bom vinho nasce da vinha e, para isso, são necessárias técnicas que revolucionem a produção e marquem pela diferença. Num equilíbrio perfeito entre a tradição e a modernidade nascem os vinhos excecionais da Aveleda.
Chegámos ao fim do século XIX. O destino era o Minho e a vinha ainda era plantada em ramada para que fosse possível, ao mesmo tempo, o cultivo de outras espécies à sua sombra. O vinho ainda seria comercializado a granel até que um visionário chegou aos arredores de Penafiel.
O seu nome era Manoel Pedro Guedes, um recém produtor saído da cidade e da vida política para vir revolucionar os costumes locais e apostar no desenvolvimento e aplicação de técnicas modernas na Região dos Vinhos Verdes. O patriarca da Família Guedes trouxe de Bordéus, em França, técnicas mais avançadas de enxertia e de condução das vinhas em bardo.
Dessa forma, Manoel Pedro Guedes assumiu-se como produtor de vinho engarrafado e deu prioridade à separação das castas em parcelas. Os resultados destas novas técnicas que vieram revolucionar a produção tiveram resultados surpreendentes, não levando muito tempo a receber os primeiros prémios internacionais vindos de Berlim e Paris.
Esta mudança tornou a inovação numa das principais tradições da Aveleda desde aquele dia, ou seja, há mais de 150 anos que os profissionais continuam a seguir as pisadas de Manoel Pedro Guedes.
A paixão pelo mundo dos vinhos já atravessou cinco gerações da Família Guedes. Conhecimento e mestria foram consolidados e cultivados com o tempo, sempre aliados à ciência e ao que existe de mais moderno. O resultado? Detalhes que fazem toda a diferença e que começam na vinha, onde a palavra de ordem é a sustentabilidade. Mas não basta apenas isso. Entender os ciclos da natureza e respeitar as características e peculiaridades de cada tipo de solo e casta é primordial para que o sucesso seja atingido.
Este cuidado com a viticultura tinha um objetivo: reunir um maior número de plantas por hectare, dispostas em cordões mais curtos, dando origem a uvas mais concentradas. Para estimular ainda mais o sistema biológico das vinhas foram ainda criados corredores de biodiversidade entre os bardos.
Mas os detalhes não se ficam apenas pelas vinhas. Também na adega se utilizam avançadas técnicas de prensagem e tratamento da uva a frio, um controlo rigoroso da temperatura durante a fermentação, estágio em barricas de carvalho francês.
Numa relação perfeita entre a tradição e a modernidade, entre o laboratório e a vinha, pode assistir-se ao ADN dos vinhos com assinatura Aveleda. Vinhos onde a inovação garante qualidade, mas sem nunca esquecer a alma intemporal que tanto os caracteriza.
Projeto desenvolvido por: